Morre Moreira Alves, ministro do STF que instalou Assembleia que promulgou Constituição
Ele tinha 90 anos e, segundo o Hospital DF Star, foi internado em 23 de setembro. A morte ocorreu por falência múltiplas de órgãos
(Foto: Reprodução – TV Justiça)
Morreu, nesta sexta-feira (6), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Carlos Moreira Alves. Ele tinha 90 anos e, segundo o Hospital DF Star, foi internado em 23 de setembro. A morte ocorreu por falência múltiplas de órgãos.
Moreira Alves é conhecido por instalar a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, que promulgou a atual Constituição Federal. A carta magna, vale citar, completou 35 anos na quinta-feira (5).
No X/Twitter, o STF lamentou a morte do magistrado que integrou a corte de 1975 a 2003. Além disso, informou que o velório será no Salão Branco da Corte, neste sábado (7).
“Em nome do Supremo Tribunal Federel, recebo com imensa tristeza a notícia do falecimento do ministro Moreira Alves, que ocupou um cadeira no STF por quase três décadas. Um dos grandes juristas da história do Brasil e que sempre honrou esse Tribunal”, diz trecho de nota assinata pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
Moreira nasceu em Taubaté (SP) e também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 1981 a 1982 e o STF de 1985 a 1987. Na vacância do presidente José Sarney, ele chegou a ser presidente da República – o presidente do STF assume na indisponibilidade do presidente, do vice e dos presidentes da Câmara e Senado.
fonte mais goias