“Ninguém saiu ganhando com isso”, diz novo secretário de Articulação Política sobre rompimento entre Vilmar e Alcides
Novo secretário de Articulação Política da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Carlos Moreira é uma figura conhecida do primeiro escalão na Cidade Administrativa. Até esta segunda-feira (06/11) atuava como secretário de Articulação Metropolitana quando o prefeito Vilmar Mariano (MDB) decidiu oficializar mudanças importantes no secretariado, ensaiadas há pelo menos um mês.
Carlinhos, como é conhecido, assume o lugar que antes era ocupado por Marlúcio Pereira, que agora vai para a Habitação. Moreira terá pela frente estabelecer uma boa relação do prefeito Vilmar Mariano com os partidos da base aliada e contribuir com a eleição de uma boa chapa de vereadores.
Além de buscar estabelecer uma boa base de partidos aliados a Mariano, também terá pela frente o desafio de junto com o líder do prefeito na Câmara, Isaac Martins (Patriota) estabelecer uma relação harmoniosa junto ao Legislativo aparecidense. Vilmar enfrenta altos e baixos com o presidente da Casa, André Fortaleza (MDB) com uma relação azedada ao longo dos últimos tempos.
Ao mesmo tempo, diz que irá atuar para tentar pacificar a relação. “Assumindo a articulação, vou trabalhar para melhorar esse relacionamento. Na política, ela é feita por todos. O legislativo e o executivo têm de andar juntos. Vou trabalhar para isso”, destaca ao Mais Goiás.
Ao Mais Goiás também avalia que o rompimento entre o deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL) – que recentemente lançou sua pré-candidatura a Cidade Administrativa em 2024 – e o atual prefeito Vilmar Mariano (MDB) não foi o melhor dos caminhos a serem tomados. “Eu não concordei com isso na época com esse rompimento. Não foi bom nem para o professor e nem com o Vilmar. Ninguém saiu ganhando com isso”, pontuou.
Leia a entrevista na íntegra que o novo secretário de Articulação Política, Carlinhos Moreira concedeu ao Mais Goiás:
Mais Goiás: Qual a sua principal missão como secretário de Articulação Política?
Carlinhos Moreira: É uma pasta que agrega toda a parte da relação política do prefeito. Ele me pediu para atuar junto e fazer a gestão direta com os secretários, com a Câmara de Vereadores, as associações de moradores e fortalecer o relacionamento dele com os partidos que estejam na base.
Já teve tempo de iniciar essas conversas com esses partidos?
Carlinhos Moreira: Eu já vinha fazendo um trabalho político nos bastidores junto aos partidos entre suplentes e pré-candidatos a vereadores. Vou me inteirar para saber o que já estava em andamento com o ex-secretário Marlúcio Pereira e a partir daí vamos conversar com outros partidos que estão querendo vir para a base do prefeito Vilmar.
Como avalia a relação do prefeito com o atual presidente da Câmara. Vai trabalhar para aparar arestas entre ele e o André Fortaleza?
Carlinhos Moreira: Nós temos nosso líder [Isac Martins]. Assumindo a articulação, vou trabalhar para melhorar esse relacionamento. Na política, ela é feita por todos. O legislativo e o executivo tem de andar juntos. Vou trabalhar para isso.
Como avalia rompimentos como o de Vilmar com o deputado federal Alcides Ribeiro que chegou até a lançar sua pré-candidatura? Há tempo de minimizar os estragos provocados por essa ruptura?
Carlinhos Moreira: Eu vou trabalhar para isso diminuir essas tensões. Temos muitas pretensões. Tá todo o mundo livre, tem muitos partidos pensando em lançar pré-candidatura. Mas a política vai afunilar mesmo a partir de março. Até lá tem muita coisa. Vamos conversar com todos os pré-candidatos. O prefeito Vilmar está aberto. O trabalho que ele vem fazendo foi nesse sentido. O professor Alcides é um deputado federal de Aparecida e foi nós que ajudou a elegê-lo. O prefeito Vilmar e sua equipe ajudaram a elegê-lo. A política está aí e aberta. A partir de janeiro as coisas começam a caminhar e até março vamos ter uma definição. Quem quiser sair candidato, se não abrir mão, a gente respeita. Cada um segue seu caminho, mas não temos inimigos políticos, temos adversários.
O debate está muito antecipado?
Carlinhos Moreira: Eu acredito que anteciparam, sim. Não foram nem eles. Nem o professor Alcides, nem o Vilmar, mas os bastidores acaloraram o debate. Eu não concordei com isso na época com esse rompimento. Não foi bom nem para o professor e nem com o Vilmar. Ninguém saiu ganhando com isso. Mas vamos trabalhar para que se tiver algum racha, que seja o menor possível. Se tiver algum erro, errar o menos possível. Vamos tentar corrigir.
Como vê os movimentos de outros políticos tentando pavimentar suas pré-candidaturas?
Carlinhos Moreira: Normal. Muitos que estão como pré-candidatos hoje podem não ser amanhã. É normal que os partidos lancem suas pré-candidaturas. A ideia é fazer com que todo o mundo caminhe juntos no final das contas.
Vai atuar para ajudar partidos da base a criarem suas chapas na Câmara Municipal?
Carlinhos Moreira: Vamos começar a trabalhar isso. Já estamos formando grupos políticos. Chapas a gente deixa para depois. Tem definições de partidos que hoje caminham na base e amanhã podem não estar. Nas últimas três eleições fizemos isso e somamos vitórias com Maguito e Gustavo. Vamos fazer o mesmo com o Vilmar com a montagem de grupos que vão resultar em boas chapas.
Qual o tamanho da base do prefeito Vilmar Mariano?
Carlinhos Moreira: Nós temos 18 vereadores na base, mas eu tenho costume de dizer que são 25. Tem alguns vereadores e parlamentares que criticam, mas política é para todos. Um ou outro podem estar insatisfeitos mas o momento passa. São 25 vereadores e respeitamos todos. Vou trabalhar para isso. Para unificar os projetos na Câmara.
fonte mais goias