Após 6 anos, Governo de Goiás retoma estudos para Plano Diretor da Região Metropolitana de Goiânia
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) deve anunciar, na quarta-feira (5), a retomada dos estudos para a elaboração do Plano Diretor Urbano e Integrado da Região Metropolitana de Goiânia. O projeto foi interrompido em 2017 mas foi retomado agora, em 2023, a partir de um convênio firmado entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
A previsão é que, depois de lançado, os estudos possam durar aproximadamente 18 meses. O projeto denominado “Plano Metrópoles” será apresentado por Caiado aos 21 prefeitos e representantes da região Metropolitana de Goiânia, de acordo com o que o Estatuto das Metrópoles exige.
“Será o evento que vai marcar a preocupação do estado diante das questões urbanas, não só com relação ao transporte público mas também auxiliar os municípios na melhoria do planejamento urbano e territorial”, destaca Miguel Pricinote, subsecretário de Políticas Públicas e Transporte do Governo de Goiás.
“O Plano Diretor Integrado pretende avançar na regulamentação de aspectos diversos do cotidiano da Grande Goiânia, como, por exemplo, uso do solo, políticas habitacionais, transporte e sistema viário, tributação, abertura e conservação de estradas vicinais, aproveitamento de recursos hídricos, proteção ambiental, promoção da cultura e do turismo”, explica.
Concomitante ao lançamento do Plano Diretor da Região Metropolitana de Goiânia, o Governo também pretende apresentar um esboço do que será implantado no entorno do DF. “O evento também vai dar início às conversas do Conselho Estadual de Cidades para Goiás e plantar a semente para o Plano Diretor Urbano e Integrado da Região Metropolitana do Entorno do DF”, salienta.
fonte mais goias