“O Podemos está à disposição de Caiado”, afirma presidente sobre candidatura presidencial

O deputado federal Glaustin da Fokus, presidente do Podemos em Goiás, confirmou à coluna que o partido prepara o terreno para receber o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) como candidato à presidência da República em 2026. Um encontro entre o chefe do executivo goiano e Renata Abreu, presidente do diretório nacional da legenda está agendado para o próximo dia 18 de outubro. O movimento ocorre após o impasse político provocado pela superfederação entre União Brasil e Progressistas e pelo recente embate entre Caiado e o senador Ciro Nogueira (PP).
“É verdade. Nós conseguimos antecipar o que ocorreria com o nosso governador em relação ao partido, sobretudo após a federação de União Brasil com o PP. O Ciro está trabalhando fortemente para ser vice-presidente do Brasil, independente de qual projeto. Vê-se ali uma paz de vaidade”, disse o parlamentar em entrevista à coluna.
De acordo com Glaustin, as conversas com a direção nacional do Podemos já começaram. A deputada federal Renata Abreu, presidente do partido, e Everaldo, considerado uma das principais lideranças internas da sigla, devem se reunir com Caiado em Goiânia ainda neste mês. “Estamos trabalhando para agendar um encontro no dia 18, quando o [Pastor] Everaldo [vice-presidente da legenda] virá para Goianésia. Ali trataremos do encontro Everaldo, Renata e Caiado”, revelou.
O deputado defende que o Podemos é hoje uma das legendas mais estruturadas da centro direita e com afinidade ideológica com o governador goiano. “O Podemos é, para um partido de porte médio, uma das melhores opções para ele. É um partido conservador, com quase 20 deputados federais e quatro senadores atuantes em estados como Minas, Pará, Paraná e Mato Grosso do Sul, que podem somar forças ao projeto”, destacou.
De acordo com Glaustin, Caiado se mostrou aberto à ideia e reconhece as limitações dentro do União Brasil após a aliança com o PP. “A cada dia que passa, fica mais clara a dificuldade de sua gestão no União Brasil e no PP”, afirmou.
O parlamentar também garantiu que, se confirmada a filiação, o Podemos oferecerá estrutura para que Caiado leve sua candidatura até o fim, em contraste com o que ocorreu em 2022, quando o então pré-candidato Sérgio Moro desistiu da disputa. “O governador Ronaldo Caiado tem percorrido o país e colocado seu nome à disposição. Mas todo esse esforço será em vão se não tiver um partido que o ancore. Pela postura séria e clara de Caiado, sua inclusão enobrece o partido e traz benefícios para o Brasil”, afirmou.
Questionado sobre a disputa com outras siglas, como o Solidariedade, Glaustin reconheceu o interesse, mas destacou diferenças ideológicas. “O Solidariedade, conduzido por Paulinho da Força, defendeu o Lula de centro esquerda. O Podemos é muito mais alinhado ao perfil conservador de Caiado.”
O deputado também comentou rumores de que União Brasil e Progressistas teriam imposto a condição de 10% nas pesquisas de intenção de voto para aceitar a candidatura de Caiado. “Ouvi isso, mas não posso afirmar pelos partidos. A percepção é que, à distância, fica difícil confiar nesses trâmites, com tudo que tem acontecido nesses últimos dias. Mas posso falar pelo meu partido. Para Caiado participar como candidato a presidente, o Podemos oferece espaço para sentar, discutir e garantir sua participação até o fim. Colocamos o partido à sua disposição porque acreditamos em seu projeto”, concluiu.
fonte mais goias