Investimento no IML de Luziânia ultrapassará R$ 5 milhões
A superintendente de Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos, concedeu entrevista coletiva para a imprensa de Goiás e do Distrito Federal, quando anunciou investimentos de R$ 5,1 milhões em obras de reforma e ampliação do Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia. “O projeto já está em fase de revisão orçamentária para dar início ao procedimento licitatório para contratação e execução da obra”, explicou.
Segundo a superintendente, os serviços de necropsia da região serão baseados no Núcleo de Formosa. O Instituto de Criminalística e os médicos legistas continuarão em Luziânia, em outro local. “Era uma mudança que já estava prevista. Afinal, os trâmites legais da obra já estavam em andamento”, relatou na sexta-feira, dia 10.
O projeto é de 2015, mas os recursos para execução da obra só foram liberados em dezembro do ano passado. De acordo com Rejane Barcelos, os preços estão sendo orçados para viabilização do projeto original, já aprovado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e pela Vigilância Sanitária. A licença ambiental também já foi revalidada pela Prefeitura de Luziânia.
Ampliação e adequação
A unidade conta com 1,2 mil metros quadrados construídos. A ampliação será de mais 800 metros quadrados de edificações. A parte existente será reformada, ganhará piso e teto novos, além de todas as instalações serem trocadas para se adequar às normas de vigilância sanitária. O IML terá uma sala especial para cadáver em putrefação, uma sala para exames de balística e uma sala para necropsia.
Também será construída uma central de climatização para sala de necropsia, uma câmara fria para 40 cadáveres, uma sala de Raio X para cadáveres em geral e outra de Raio X para cadáveres em putrefação.
O local também contará com sala de depósitos de evidências ou provas, laboratório toxicológico, sala para exames de antropologia (ossadas), vestiários, dormitórios, banheiros e acessibilidade em todas as instalações. Na parte externa, os estacionamentos serão ampliados e serão construídos guarita, lava-jato para descontaminação de viaturas, estação de tratamento de esgoto, iluminação do pátio e complementação do muro em torno de toda a área.
*Assessoria de Imprensa da SSPAP