Caiado sai em defesa de Nísia Trindade no Ministério da Saúde: “Tem um aliado em Goiás”
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) fez uma defesa contundente à ministra da Saúde Nísia Trindade, nesta segunda-feira (17), em Goiânia. A titular da pasta sofre pressão após ver o desejo de partidos ligados ao Centrão em tomarem seu posto por troca de apoio no Congresso Nacional. O chefe do executivo estadual até rendeu uma indireta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao dizer que jamais negociou um secretariado tão importante como a saúde em Goiás com partidos políticos.
Ao direcionar sua fala a Nísia, Caiado lembrou de sua competência enquanto presidente da FioCruz num dos períodos mais turbulentos da história mundial no estopim da pandemia do coronavírus. “A vossa excelência sabe o quanto nos ajudou nos momentos mais dificeis em todo aquele tempo durante a pandemia eu recorria a senhora durante todo o tempo. Não só presidiu um dos maiores institutos de pesquisa do nosso país como também foi responsável por alavancar a vacina que salvou milhares de vida”.
Caiado então reforçou que essa trajetória a qualificava para estar a frente de uma das pastas mais importantes da gestão federal. “Como tal, a ministra chega ao Ministério com competência, mérito e reconhecimento da classe médica de todo o país”, salientou. O governador, então, continuou reforçando que negociações políticas não são feitas em sua gestão. “Quero dizer com muita clareza e aqui foi colocado, eu, já no meu segundo mandato, nunca negociei secretarias”, pontuou.
Caiado, então revelou que chegou a ligar para Nísia Trindade e reforçar seu apoio a continuidade dela junto ao cargo. Por fim, declarou que a tem como uma aliada em Goiás. “ senhora pode saber que por parte do governador Ronaldo Caiado, dentro da minha condição de junto aos meus deputados estaduais, federais e lideranças pode saber que aqui em Goiás tem um aliado e eu sei a seriedade e determinação que a senhora tem levado ao nosso país”, destacou.
Nísia Trindade responde sobre eventual substituição
Pouco antes da fala do governador, a ministra Nísia Trindade concedeu uma breve coletiva com a imprensa onde foi questionado sobre a pressão pela troca. Brevemente, ela disse que recebeu suporte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que o assunto não a preocupa.
“O presidente Lula já disse que o Ministério da Saúde, não só é uma prioridade em ter alguém comprometida com o SUS, mas que tem uma boa avaliação do desempenho”, destacou.
De fato, sempre que pode tocar no assunto, Lula tem acenado positivamente à continuidade de Nísia no cargo com forte defesa da ministra. Na última sexta-feira (14) foi uma delas, no ato de relançamento do Mais Médicos.
“Eu tenho muito orgulho de escolher a Nísia como ministra da Saúde. Foi o [Alexandre] Padilha que trouxe a Nísia para conversar comigo. Todo dia eu leio notícias sobre troca de ministros. Tem ministros que não são trocáveis. Tem funções que são escolhas pessoais. A única chance dela sair é ela não cumprir a função dela”, pontuou o petista.
fonte mais goias