AÇÃO DESTACA SETEMBRO AMARELO E CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL NO CIAM

No “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida, seja a ajuda que o outro precisa.
Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento à Mulher (CIAM), vestiu-se de amarelo para participar desta campanha essencial.
A última sexta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, foi marcada por evento que alertou sobre a importância de identificar pessoas em sofrimento e que precisam de ajuda.
“Nós temos em nosso município, uma unidade do CAPS – Centro de Atendimento Psicosocial, com atendimento de psicólogo, psiquiátrico e de assistência social que dá total suporte a comunidade”, destacou Rosângela Palácio – a titular da SMS.
Na cidade, a rede de apoio oferece suporte psicológico aos valparaisenses nas Unidades Básicas de Saúde e no CIAM. Além disso, a UBS Centro do Céu Azul dispõe da especialidade de psiquiatria.
Saiba mais sobre o assunto
Segundo dados, acontece um suicídio a cada 40 segundos, totalizando cerca de 1 milhão de suicídios ao redor do mundo. No Brasil, ocorre um suicídio a cada 45 minutos. Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), a faixa etária mais afetada pelo problema é a mais jovem, de 15 a 29 anos, em que é a terceira causa de morte. Entre as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, o suicídio é a sétima causa de morte.
A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.
Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/
Fotos: Antoniel Freitas