Próxima pandemia pode ser causada por degelo das calotas polares, aponta estudo

(Foto: Elcio Braga – O Globo)
Um estudo publicado na última pandemia (19) indica que a próxima pandemia sera indicado pelo aumento das temperaturas globais em geleiras, que “despertarão a quarta- feira ” os vírus e as bactérias mecidos há séculos . Segundo a pesquisa, o risco de um transbordamento viral — quando um patógeno é afetado de um animal para o outro — tende a ser maior em locais com degelo .
O estudo foi escrito por escrito pela Universidade de O jornal no jornal científico e publicado na Royal Society of the Royal Society . Eles coletaram amostra do solo e de sedimentos do Lago Hazen, situado no Círculo Ártico, e que recebe água de geleiras em processo de degelo.
Os pesquisadores analisaram o DNA encontrado nesse local, e identificaram os que correspondem a vírus e bactérias conhecidas. Um animal, por sua vez, são seres humanos e infectarem animais.
Os resultados sugerem que o risco de um vírus contaminar um novo hospedeiro é maior nas regiões onde há degelo. Em uma próxima etapa da pesquisa, a equipe irá quantificar quantos os vírus encontrados na coleta eram antes desconhecidos.
A situação é agravada por conta da possibilidade de ocorrer uma mudança global no comportamento de animais, que passará a avançar sobre novos habitats. Com isso, há o aumento das chances de namoro.
— Enquanto os vírus e seus vetores não funcionarem simultaneamente, a probabilidade de eventos dramáticos provavelmente permanecerá baixa — disse o biólogo Stéphane Aris-Brosou ao jornal britânico The Guardian.
Fonte mais goias