Restaurante Cidadão vai encaminhar cidadãos a projetos de cidadania
Reportagem: Helenice e S. Ferreira
Fotos: Eduardo Ferreira
O cheirinho da comida começa a chegar do lado de fora. Às 10h30, pontualmente, as portas do Restaurante Cidadão de Campinas se abrem. Lá fora, no primeiro lugar da fila organizada para frequentador preferencial, está o senhor José Lourenço Ferreira, 80 anos, aposentado, morador do Jardim Curitiba 4, na saída para Inhumas. Foi o primeiro a fazer o prato. “Saindo fumaça ainda!”, mostra ele, satisfeito. “Olha aí, arroz, feijão preto, frango ao molho, purê de batata e salada de verduras. Tudo é muito gostoso!” Há cinco anos, ele frequenta o restaurante todos os dias e completa: “Podia ter também aos sábados, domingos e feriados!” (risos).
Neste ano, um projeto em estruturação vai ampliar o alcance dos atendimentos sociais prestados pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) por meio do Restaurante Cidadão. A ideia é utilizar o espaço fora do horário de almoço para buscar o fortalecimento e apoio às famílias e potencializar ainda mais o atendimento do governo, divulgando e facilitando o acesso das pessoas a outras atividades da instituição. Os frequentadores, como o sr. Lourenço, por exemplo, poderão ser encaminhados para outros trabalhos realizados pela entidade.
Restaurante vai fortalecer atendimento da OVG
Em 2017, quando o Restaurante Cidadão completa 14 anos, a OVG está estruturando um projeto para ampliar o alcance dos atendimentos sociais prestados pela Organização. A ideia é utilizar o espaço do Restaurante fora do horário de almoço para buscar o fortalecimento e apoio às famílias e potencializar ainda mais o atendimento da OVG, divulgando e facilitando o acesso das pessoas a outras atividades da instituição.
A diretora de Ações Sociais da Organização da Voluntárias, Helca de Sousa Nascimento, explica como vai funcionar o projeto. Se um idoso frequenta o restaurante, ele poderá ser atendido nesse espaço, e então encaminhado para uma das unidades da OVG que cuidam de idosos, de acordo com a sua necessidade. A mesma ideia serve no caso de haver uma frequentadora do restaurante que se enquadre no perfil de atendimento do programa Meninas de Luz, que atende adolescentes grávidas. Neste primeiro semestre será aplicado um questionário social que foi elaborado com o apoio do Instituto Mauro Borges. O questionário será aplicado nas 11 unidades do restaurante existentes no Estado para saber o perfil de quem frequenta, e no segundo semestre será iniciado o atendimento social, no período vespertino, após as duas higienizações que são feitas nos locais, antes e após as refeições.
Dignidade e qualidade.
O Restaurante Cidadão é um programa da Organização das Voluntárias de Goiás que oferece à população de baixa renda, desde o ano de 2003, quando foi inaugurada a primeira unidade, na Avenida Goiás, no Centro de Goiânia, uma alimentação saudável, balanceada, diversificada, econômica e de qualidade a um preço simbólico de R$ 2. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14 horas.
O preço simbólico beneficia principalmente aposentados, desempregados, trabalhadores do comércio, autônomos e vendedores ambulantes. Elaborado com base no Programa de Alimentação do Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego, nutricionistas fazem o trabalho de elaboração do cardápio e a supervisão para garantir uma alimentação rica e variada.
Atualmente são 11 unidades, sendo que três foram inauguradas em 2016 e ficam em Águas Lindas, Valparaíso e Minaçu. No ano passado, também foram reabertas as duas unidades de Luziânia, que passaram por readequações para melhor atender aos usuários.
Em Goiânia, a OVG mantém uma unidade do Restaurante Cidadão na Avenida Goiás, no Centro, a primeira a ser aberta ao público, em 2003, e outra em Campinas, inaugurada em 2005.
As unidades no interior funcionam nos municípios de Luziânia (Jardim Ingá e Setor Estrela Dalva 2), Rio Verde, Anápolis (no Centro e na Universidade Estadual de Goiás), em Aparecida de Goiânia (Jardim Tropical), Minaçu, Valparaíso e Águas Lindas. Em 2016, juntos, os restaurantes serviram 2.705.935 refeições.
Endereços
– Unidade 1: Avenida Goiás, nº 1.176, Centro – Goiânia
– Unidade 2: Avenida Anhanguera, nº 8.473, quadra 97, lote 3, Campinas – Goiânia
– Unidade 3: Rua 1º de Maio, nº 104, Centro – Anápolis
– Unidade 4: Avenida Lagos das Garças, quadra 25, lotes 20/21 e 30/31, Jardim Tropical – Aparecida de Goiânia
– Unidade 5: BR-153, Km 99, Bairro São João – Anápolis (UEG – Campus Henrique Santillo)
– Unidade 6: Avenida Jerônimo Martins, esquina com Avenida Presidente Vargas, s/nº, Centro – Rio Verde
– Unidade 7: Rua Guaracema, quadra 41, lotes 49/50, Lojas 6 e 8, Jardim Ingá – Luziânia
– Unidade 8: Avenida Joaquim Braz de Queiroz, quadra 1, lote 3, Lojas 6 e 7, Parque Estrela Dalva 7 – Luziânia
– Unidade 9: Área Especial A-1, quadra L, Mansões Pôr do Sol – Águas Lindas de Goiás
– Unidade 10: Lote 1, quadra 23, Bairro Cruzeiro do Sul – Valparaíso de Goiás
– Unidade 11: Avenida Araguaia, Vila Brasília – Minaçu
Fonte Agecom