Eleitores goianos foram às urnas para eleger conselheiros tutelares
Ao todo, serão eleitos 1.315 titulares e 1.315 suplentes em todo o estado de Goiás
TRE-GO prepara urnas para eleição de conselheiros tutelares em todo o Estado (Foto: TRE-GO)
Eleitores de todo o país voltam às urnas neste domingo (1º) para eleger os seus representantes para compor os Conselhos Tutelares de seus respectivos municípios para os próximos três anos. Somente em Goiânia, são 167 candidatos para 60 vagas – 30 titulares e 30 suplentes.
Ao todo, serão eleitos 1.315 titulares e 1.315 suplentes em todo o estado de Goiás. No entanto, apenas 10 municípios possuem mais de um conselho tutelar, que são divididos em regiões.
Goiânia tem 10, em Aparecida são 4 e Anápolis, 3. Senador Canedo, Trindade, Rio Verde, Caldas Novas, Luziânia, Formosa e Valparaíso são 2.
As eleições dos membros do Conselho Tutelar são de responsabilidade do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), sob a fiscalização do Ministério Público. A votação ocorre, obrigatoriamente, das 8h às 17h, do dia marcado, seguindo orientação do Conanda. Todos os eleitores aptos a votar no cadastro da Justiça Eleitoral no dia 1º/10 poderão votar. O período de campanha vai até o próximo sábado (30). Em relação ao empréstimo das urnas, isto ocorre desde 1997.
O local de votação pode ser diferente do que o eleitor normalmente vota. Para saber o local de votação, basta digitar o número do Título de Eleitor https://elecons.tre-go.jus.br/consultas/eleitores e consulte o edital publicado pelo Conselho Tutelar em cada município.
As consultas sobre os candidatos dos municípios ou regiões (nos municípios com mais de um conselho) e informações relativas a esse pleito podem ser obtidas nesta página (na barra lateral esquerda, em eleições da comunidade, Conselhos Tutelares 2023).
fonte mais goias