SETEMBRO AMARELO: AÇÃO “CREAS E CRAS NA PRAÇA” CONSCIENTIZA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DIALOGO

Durante todo esse mês, o Governo da cidade tem promovido ações em prol da conscientização do Setembro Amarelo e nesta quarta-feira (15) aconteceu a ação “CREAS e CRAS na Praça Central”, no bairro Jardim Céu Azul, que tem como objetivo alertar sobre a importância do diálogo e da prevenção do suicídio.
O movimento foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), junto ao curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera e Secretaria Municipal de Saúde.
Conversar com pessoas ou profissionais de segurança é uma das principais formas de pedir ajuda em momentos difíceis que podem desencadear doenças que agem de forma silenciosas e tão dolorosas. Por isso, é necessário alertar para que a comunidade saiba como proceder à um pedido de socorro diante de sinais sutis como o isolamento, comentários sobre sentir-se sem esperança e inútil, mudanças de humor repentina, queixas de dores incuráveis, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, alterações no sono e no apetite.
Ações como essas são intensificadas durante setembro, porém, todos os dias é necessário estar atento e oferecer amparo há quem esteja precisando ser ouvido.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), disponibiliza atendimento gratuito 24h por dia, todos os dias da semana e garante o anonimato do indivíduo e total sigilo. O CVV presta apoio emocional, atendendo todas as pessoas que querem e precisam conversar por telefone, e-mail ou chat. Para mais informações, acesse https://www.cvv.org.br/, ou ligue no 188.
Com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania