Secretaria de Meio Ambiente de Valparaíso apresenta Pomar Doméstico
A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar apresentou em reunião nesta segunda-feira, 23/10, o projeto Pomar Doméstico em parceria com a EMATER-GO. O pomar doméstico tem como objetivo o fornecimento sistemático de frutas “in natura” e ou processadas para o consumo da família e, assim, contribuir para a melhoria do nível de saúde.
A seleção das espécies e das variedades a serem cultivadas devem ser feitas com base na época de colheita, visando a produção e a oferta de frutos em todos os meses do ano. Os pomares plantados possuirão 9 espécies frutíferas: Acerola, Banana, Caju, Coco Anão, Goiaba, Laranja, Limão, Maracujá e Manga. Estes, serão cultivados de acordo com os princípios técnicos dos sistemas orgânicos e sustentáveis de produção. A disposição das espécies será feita de maneira integrada, em filas alternadas de cada variedade visando elevar a composição biológica.
A saúde depende da boa alimentação, como também o crescimento e desenvolvimento físico e mental das crianças. A disponibilidade de frutas produzidas no próprio pomar motiva o hábito de consumi-las regularmente e em quantidade suficiente e ainda, valoriza o trabalho dos agricultores familiares. Dessa parceria, resultará o adequado suprimento de minerais e vitaminas que o corpo humano necessita.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás