Sapo passa por cirurgia após ter a boca colada com cabelo em ritual no RS
Animal foi encontrado desidratado, desnutrido e sem conseguir se alimentar
Foto: Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo
Um sapo foi resgatado em condições críticas no bairro São Cristóvão, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, após ser vítima de maus-tratos em um ritual. Segundo a denúncia ao Ministério Público (MP), o animal teve a boca colada com cabelo e foi encontrado no quintal de uma moradora.
O sapo foi levado ao Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde chegou desidratado, desnutrido e sem conseguir se alimentar devido à cola que obstruía sua boca.
Após exames de imagem, os veterinários constataram a presença de objetos estranhos no estômago, incluindo cabelos, reforçando a suspeita de que o animal foi usado em um ritual. Durante a cirurgia, a cola foi removida, e o sapo recebeu cuidados intensivos.
“A recuperação é lenta, mas estamos otimistas. O sapo já está se alimentando e apresentando sinais de melhora”, diz Michelli Ataíde, professora e coordenadora do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (Geas) da UPF. Ela afirma que o animal teria morrido caso não tivesse sido atendido a tempo.
O caso foi divulgado pela CNN. O MP investiga o episódio. “É um ato de crueldade injustificável”, declarou o promotor Paulo Cirne, responsável por questões ambientais em Passo Fundo. Ele informou que, caso o responsável seja identificado, irá responder criminalmente por maus-tratos a animais.
fonte mais goias