Proposta de Kajuru, Senado terá sessão para discutir reforma tributária com participação de governadores
O Senado Federal aprovou, na terça-feira (8), um requerimento do senador Jorge Kajuru (PSB) que propõe o convite para que todos os governadores possam debater a reforma tributária na Casa Alta do Congresso Nacional. A data da sessão dos debates temáticos será agendada pela secretaria-geral da mesa diretora.
Com isso, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) terá uma nova oportunidade para destacar seu posicionamento contrário diante da tramitação do texto. Um dos pontos mais sensíveis para o chefe do Executivo goiano é a criação do Conselho Federativo que, de acordo com o gestor, enfraquece a autonomia dos estados.
“A realização desta sessão de debates permitirá que os Governadores apresentem suas visões sobre como uma Reforma Tributária pode ser desenhada para melhor atender às necessidades de cada estado, considerando as particularidades regionais e as demandas específicas de suas populações”, destaca um trecho do requerimento aprovado e de autoria de Kajuru.
Até o momento, Kajuru é o único senador de Goiás que declarou ser a favor do texto, apesar de reconhecer que mudanças serão feitas. Em uma coletiva à imprensa realizada em julho, o parlamentar, inclusive, chegou a criticar políticos contrários à matéria.
“Eles não são contra o governo Lula. São contra o governo do Brasil. Eles nem leram o texto da reforma tributária. Eu conheço um monte de senador que falou para mim que nem vai ler e vai votar contra. Isso é uma estupidez, é uma falta de patriotismo com o país”, ponderou durante um evento em Goiânia.
fonte mais goias