Mudanças estruturais para melhorar a saúde no nosso município: Unidades Básicas de Saúde
Foto: Ricardo Toledo
A crise financeira instalada no país tem afetado o investimento em áreas prioritárias como saúde, educação e segurança pública. Vários municípios brasileiros têm sido penalizados com cortes nos repasses que são feitos pelo governo federal, colocando cidades como Águas Lindas de Goiás em uma situação bastante delicada, porque a arrecadação é de uma cidade pequena, mas os investimentos que são necessários para atender as demandas da população, precisa ser a de uma cidade grande.
Depois de ver vários questionamentos nas redes sociais (muitos deles irresponsáveis) referentes a saúde do nosso município, procuramos o secretário de saúde Eduardo Rangel, que gentilmente esclareceu todos os fatos elencados, e que vamos colocar em série, devido a quantidade de assunto a ser tratado, para que todos entendam o que está acontecendo em nossa cidade.
Começaremos pelos postos de saúde.
Houve um questionamento por parte da população sobre o estado de conservação da UBS (unidade básica de saúde) do bairro Camping Clube, que foi interditada por causa do desabamento da fossa séptica do imóvel. O secretário informou que o imóvel é alugado e que situações como essa são imprevisíveis e pode acontecer em qualquer imóvel. Depois da interdição do local, a secretaria de saúde foi imediatamente em busca de um outro imóvel para a transferência da UBS, que continua atendendo casos específicos para não prejudicar a população.
Mas é importante ressaltar, que o bairro Camping Clube receberá em breve uma nova UBS que está sendo construída em local próprio, aliviando o governo de mais um aluguel. Outras duas UBS serão entregues em breve à população, uma no bairro Águas Bonitas e outra no bairro Jardim América IV, ambas no complexo Morada da Serra. O secretário informou ainda, que outras quatro Unidades Básicas de Saúde estão com os projetos no Ministério da Saúde sendo analisados, e tão logo sejam aprovados iniciarão suas construções tendo em vista os investimentos necessários para isso estarem em caixa. Os bairros contemplados com as unidades serão: Setor 10, Setor 2, Setor Coimbra e Cidade do Entorno. Todos em locais próprios. Mais economia para a nossa cidade investir em melhorias para a população.
A crise econômica que atinge o nosso país infelizmente chegou em nossa cidade, mas a responsabilidade de nossos gestores possibilitou a continuidade dos investimentos.