MDB se reúne por liderança da sigla na Câmara de Goiânia e participação na mesa diretora
(Foto: Samuel Straioto)
O MDB metropolitano se reúne em 22 de novembro para definir a liderança da bancada na Câmara de Goiânia para a próxima legislatura, além da posição do partido na eleição da mesa diretora. O encontro foi convocado pelo presidente municipal da legenda, Agenor Mariano, e ocorre às 8h30.
Participam os vereadores eleitos da legenda, além da Comissão Executiva do partido. Vão ocupar cadeiras no Legislativo: Sargento Novandir, Henrique Alves, Pedro Azulão Jr., Igor Franco, Anselmo Pereira, Luan Alves, Bruno Diniz e Lucas Vergílio.
Com oito eleitos, o MDB tem a maior bancada da Casa de Leis, ocupando mais de 51% das cadeiras. Na próxima legislatura, serão 37 vereadores, dois a mais que a atual.
Mesa diretora
Sobre a mesa diretora, nos bastidores circula que o atual presidente, Romário Policarpo (PRD), deve disputar novo mandato.
O atual presidente tem bom trânsito com os 26 vereadores que se reelegeram e também fama de ser “bom cumpridor de palavra” e de “dividir o poder”. Ele já está em terceiro mandato, mas julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu uma nova recondução, caso queira.
O STF estabeleceu 7 de janeiro de 2021 como marco temporal para eleição das Mesas Diretoras do Legislativo municipal, estadual e federal. Assim, a eleição do segundo biênio da 19ª Legislatura, de setembro daquele ano, quando Policarpo foi eleito por unanimidade, valeu como se fosse a primeira. Dessa forma, o vereador pode concorrer e ser eleito para o quarto mandato consecutivo, como se fosse a primeira reeleição.
fonte mais goias