Evandro do Rainha da Paz, um legado de competência.
Atualmente há muita especulação sobre a possível ida do vereador Evandro do Rainha da Paz para a secretaria de educação, fruto de uma composição política dos partidos que disputarão as eleições esse ano.
Como já era de se esperar, muitas pessoas torcem o nariz e usam como argumento para rejeitar tal possibilidade, o fato de o vereador em tela não ter formação de nível superior na área, o que é perfeitamente compreensível. No entanto, não devemos esquecer que, para o cargo de secretário, seja municipal ou estadual, não há necessariamente a obrigação de ser formado na área, a necessidade é de que a pessoa seja um gestor competente, honesto e dedicado, qualidades que Evandro tem de sobra em seu currículo.
Em uma primeira abordagem é estranho a possibilidade da concretização do fato, mas depois de uma análise fria da situação, percebe-se que o vereador Evandro do Rainha da Paz, seria a pessoa mais indicada da cidade pra assumir a pasta da educação que passa por dificuldades financeiras por conta da folha de pagamento que está bem comprometida devido as últimas convocações de servidores. A seguir passo a listar o porque da minha afirmação.
Como citei anteriormente, um secretário municipal não tem que ser necessariamente formado na área que ele vai atuar. Seria bom se fosse porque conhecendo a área, facilitaria o trabalho. Mas mesmo sem ter a formação necessária, um gestor nato, pode identificar as deficiências e buscar soluções. Existem duas formas de adquirir conhecimento; por formação ou por experiência. Um gestor é formado na escola ou tem vocação pra coisa, e no caso de ser vocacionado, a vantagem é que o gestor se torna um Midas (figura mitológica que transformava em ouro tudo o que tocava).
O vereador Evandro do Rainha da Paz, apesar de não ter formação de nível superior, provou em seus quatro anos de presidência da Câmara Legislativa Municipal de Águas Lindas de Goiás, que é um exímio gestor público. Evandro conseguiu feitos que ninguém, na mais remota possibilidade, poderia imaginar ser possível acontecer. Economizou milhões de reais em gastos supérfluos e economia de material de expediente, o que possibilitou a câmara participar ativamente da primeira gestão do prefeito Hildo do Candango com compra de ambulâncias, construção e reforma de colégios, e várias outras ações concretas e positivas que de forma direta, melhorou a vida da nossa comunidade. Outro ponto positivo que Evandro tem em seu currículo foi a valorização dos servidores da Câmara Municipal que pela primeira vez na história tiveram direito de receber 13°- salário no final do ano. Depois de ter feito tudo isso, Evandro ainda deixou um legado, potencializando sua marca na história política da cidade, colocando o antigo prédio da Câmara Municipal praticamente abaixo e construindo um dos cartões postais da cidade. Um prédio moderno e equipado para melhor atender a população. Além dessas, tiveram diversas outras ações que melhoraram o trabalho e a valorização da Câmara Municipal no cenário político da cidade.
A ida de Evandro para a secretaria de educação, pode mudar a história dessa pasta que atualmente passa por sérias dificuldades financeiras e precisa de um gestor de pulso firme, com experiência e coragem de mudar esse quadro. Qualidades que Evandro já provou através de seu trabalho, ter de sobra.
A nós, só resta desejar sucesso e torcer para dar certo.