Caiado Criou a maior rede de proteção social do Brasil
Rede de Proteção Social é a união de diversos programas sociais no intuito de prestar assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade ou pobreza extrema, no Brasil a criação da Rede de Proteção Social ocorreu em 1995 e o seu intuito era a definição de parâmetros que levavam em consideração a constituição familiar e a renda dos cidadãos. Ela visa combater a pobreza e diminuir as desigualdades sociais.
O governador Ronaldo Caiado entendendo a importância de estender essa rede de proteção social ao esporte, criou o programa “CONSTRUINDO CAMPEÔES” que está presente em 40 municípios goianos e atende a mais de 40 mil alunos de todas as faixas etárias com a prática de artes marciais como karatê, judô, taekwondo, jiu-jitsu além de práticas esportivas diversas.
Além das aulas gratuitas os alunos recebem kits com uniformes e luvas para a prática esportiva. O governo ainda atende os alunos do projeto disponibilizando transporte para competições e inscrições gratuitas. Prova disso foram os alunos do projeto em Águas Lindas que em 2021 participaram de dois campeonatos regionais em Brasília e da copa Brasil de Karatê onde foram campeões de medalhas em todos os eventos. Para 2022 estão previstas mais quatro competições.
Muitas crianças fizeram sua primeira viagem na vida através do Construindo Campeões, para participar de competições. Alguns destes jovens vão se destacar no alto rendimento, mas o fundamental do projeto é trazer essas pessoas para o convívio social através do esporte, formando cidadãos com valores importantes para a sociedade”, concluiu Henderson secretário estadual de esporte e lazer. Ele disse ainda que essa ação tira esses meninos da ociosidade das ruas e traz para o ambiente esportivo, onde são transmitidos valores fundamentais, como disciplina, ética e companheirismo”, completou o titular da pasta.
O Governador Ronaldo Caiado falou sobre a presença estratégica do Estado em setores como o esporte e a educação como via de transformação social. “Nós vamos mudar a cultura do nosso povo, no sentido de ter amor e de acreditar no Estado”, sustentou. “A única forma de combatermos a pobreza e tirar as famílias da condição de vulnerabilidade é darmos a elas uma formação”, afirmou.
“Somos um povo que gosta de esporte e, ao mesmo tempo, hospitaleiro e acolhedor”, disse Caiado.
Para o governador, “oferecer mais oportunidades aos jovens e manter uma conduta honesta na gestão pública somam para um futuro melhor para Goiás”. E continuou: “Não se transforma um Estado se nós não criarmos uma cultura de amor e de orgulho pelo Estado”. Segundo ele, “os jovens não acreditavam porque não viam também nos gestores anteriores respeito com o dinheiro público, não viam respeito com as ações para atingir aos nossos jovens e as nossas crianças”.