Águas Lindas se destaca na assistência social e recebe a visita da primeira-dama do Brasil Marcela Temer
Na manhã de ontem, 5 de outubro, Águas Lindas recebeu a ilustre visita da primeira dama do Brasil, Marcela Temer, junto com a primeira dama do Estado Valéria Perillo, que foram recepcionadas pela primeira dama, Secretária de Assistência Social de Águas Lindas e pré-candidata a Deputada Estadual, Aleandra Sousa.
A visita ilustre se deu pelo lançamento do “Programa Criança Feliz” do Governo Federal do qual a primeira dama Marcela Temer é a embaixadora. Águas Lindas foi a primeira cidade a ser implantado o programa e a primeira a receber a visita da primeira dama afim de acompanhar a implantação do programa. Isso mostra a importância e o destaque da cidade no cenário nacional referente ao atendimento da assistência social.
O Programa Criança Feliz é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e foi proposto pela primeira dama Marcela Temer, que visa promover o desenvolvimento das crianças de até três anos integralmente, por meio de visitas de profissionais capacitados, para reduzir as desigualdades sociais. Essas visitas são promovidas por assistentes sociais do Governo Federal, orientando essas famílias de como o tratamento deve ser feito, de como a amamentação deve acontecer e também de algumas dicas de nutrição infantil. Além de tudo isso, esses assistentes sociais também promovem o acompanhamento das vacinas das crianças, assim, caso a família não esteja acompanhando o ciclo básico do SUS, os orientadores dão dicas e falam da importância de manter essas proteções em dia.
O objetivo principal desse programa é conseguir promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância além de acompanhar as famílias mais de perto através da contratação de mais assistentes sociais. Esse trabalho aumenta a fiscalização do programa e combate fraudes do bolsa família, e será possível acompanhar e orientar melhor as famílias para que possuam um desenvolvimento humano mais acelerado. Isso é possível com visitas periódicas dos profissionais de saúde e da vara da infância na casa dessa população mais carente. Com esse programa, o Governo espera reverter um pouco o quadro bastante delicado que a situação da infância vem sendo tratada no Brasil.
O evento desta manhã também contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e do prefeito Hildo do Candango. De acordo com o Governo Federal, as visitas domiciliares devem ser iniciadas em todos os municípios brasileiros até o final de 2018, com a meta de atender cerca de 4 milhões de famílias neste período. Atualmente, o programa atende a 25 mil famílias brasileiras cadastradas no Bolsa Família.