Agehab vai construir 3 mil casas a custo zero em 2025
Conecta Prefeitos reuniu prefeitos eleitos e reeleitos para rodada de atendimentos personalizados (Foto: Octacílio Queiroz)
A Agência Goiana de Habitação (Agehab) tem como meta a construção de 3 mil casas a custo zero por meio do Programa Para Ter Onde Morar – Construção – a partir do ano que vem. O anúncio foi feito pelo presidente da Agência, Alexandre Baldy, durante o Conecta Prefeitos, que reuniu 168 chefes do Executivo nesta segunda-feira (18/11), em Goiânia.
Na ocasião, prefeitos eleitos e reeleitos participaram de uma rodada de negociações com atendimento personalizado conforme a realidade de cada município.
Alexandre Baldy enfatizou que cerca de 3 mil moradias totalmente gratuitas foram entregues a famílias residentes em 64 cidades. Mais de 4 mil unidades estão contratadas ou em andamento, o que totaliza 162 municípios alcançados até agora.
“Nós temos o objetivo de construir mais 3 mil em ciclos que serão iniciados em 2025. É por essa razão que nós chamamos os prefeitos eleitos. Para que eles possam desde já se engajar no projeto. Eles precisam doar o terreno para que a Agehab possa construir as casas”, enfatiza Baldy.
Casas a custo zero
Inédito no Brasil, o programa Casas a Custo Zero prevê a construção de moradias, que são entregues sem custo algum, para famílias vulneráveis, que não podem fazer um financiamento imobiliário e que têm renda de até um salário mínimo.
O programa funciona em parceria com as prefeituras, que devem se cadastrar na plataforma digital Conecta Prefeitos oferecendo áreas regularizadas para a construção das moradias.
“Então nós teremos a condição, do ponto de vista orçamentário, já em 2025, de iniciar as obras de mais 3 mil casas”, afirma o presidente da Agehab.
Alexandre Baldy ressalta que a meta estabelecida pelo governador Ronaldo Caiado, que norteia a política habitacional de Goiás, está prestes a ser batida.
“O objetivo colocado pelo governador é que a Agehab entregue pelo menos 10 mil casas a custo zero até 2026. Para isso temos que garantir a parceria com as prefeituras aqui reunidas”, finaliza Alexandre Baldy.
Editado por Juliana Carnevalli via Agência Goiana de Habitação (Agehab) – Governo de Goiás