Ex-prefeito de Bom Jesus de Goiás que presenteou 16 netos com Jeep Compass avalia candidatura em 2026
Ex-prefeito de Bom Jesus de Goiás, Adair Henrique, ao lado de uma das netas, em 2022, durante ato de entrega do presente. O episódio o tornou conhecido em todo o país como “Vô do Jeep Compass” (Foto: Acervo da Família)
O ex-prefeito de Bom Jesus de Goiás, Adair Henriques que ficou conhecido nacionalmente em 2022 ao presentear dezesseis netos com carros Jeep Compass, avalia retornar à política. O generoso gesto que o transformou em uma figura curiosa da política e das redes sociais, rendeu até meme e apelido: o “Vô do Jeep Compass”. Dois anos depois, aos 78, ele volta ao centro das conversas eleitorais ao avaliar disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. Filiado ao União Brasil, ele avalia o convite de legendas como o Podemos para a disputa.
“Eu sempre gostei de política. Isso faz parte da minha vida desde a infância. Sempre participei de campanhas e vivi a política com seriedade e responsabilidade”, disse em entrevista ao jornalista Domingos Ketelbey, colunista do Mais Goiás. Adair soma seis mandatos eletivos, cinco como prefeito e um como vereador.
Atualmente filiado ao União Brasil, partido do governador Ronaldo Caiado, Adair recebeu convite do Podemos, sigla do deputado federal Glaustin da Fokus, para se filiar e concorrer à Câmara. Ele avalia o cenário e afirma que, se entrar na disputa, será para buscar um mandato com base real de apoio. “Eu penso ser candidato com chance real de ganhar a eleição. Para isso, é preciso uma legenda com respaldo político, que tenha candidato a governador, a presidente e a senador. Não dá para entrar só por vaidade”, afirmou.
Mesmo filiado ao União Brasil, o ex-prefeito reconhece que a legenda tem lideranças consolidadas e pode não ser o melhor caminho eleitoral. Ainda assim, defende o nome de Ronaldo Caiado como o mais preparado do país para disputar a Presidência da República. “Se o partido tiver ao lado do Caiado, eu fico. Mas, se não, não me interessa. O Brasil precisa de alguém com firmeza política e pulso forte como ele. O Podemos ofereceu apoio e é um partido com estrutura necessária para bancar essa candidatura. O Glaustin é um homem sério”, declarou.
Se decidir entrar na disputa, o ex-prefeito pretende concentrar sua campanha em pautas ligadas ao agronegócio, setor em que construiu sua trajetória. “Eu nasci no agro. Fui um dos primeiros plantadores de soja em Goiás. Essa é minha principal bandeira, sem esquecer dos mais humildes, que também precisam de apoio”, afirmou. Sobre o episódio dos carros, Adair trata o gesto com naturalidade.
“Foi um presente de coração. Trabalhei muito na vida e quis ver a alegria dos meus netos. Depois daquilo, já nasceram mais quatro netos maiores de idade e todos ganharam também”, contou. Ele promete ser generoso de igual modo com todos os mais de 30 herdeiros. “Temos de ser justos. É um prazer ver a família feliz”, salienta. Nos últimos meses, ele voltou a manter contato com lideranças do interior. “Tenho recebido ligações de prefeitos e amigos oferecendo apoio. Se eu for candidato, será para vencer”, afirmou.
fonte mais goias













